Dicas de Excel

Excel 2020: melhore sua gravação de macro

Adorei a versão de 1985 do Macro Recorder no Lotus 1-2-3. O código era difícil de entender, mas funcionou. Existem alguns padrões no Gravador de macros do Excel que causam sofrimento para quem tenta gravar macros. Aqui estão três dicas para tornar a experiência macro possivelmente melhor.

Dica 1: ative a referência relativa para cada macro.

Digamos que você comece em A2 e grave uma macro simples que se move para A4. Eu chamaria essa macro de MoveDownTwoCells. Mas se você executar esta macro enquanto o ponteiro da célula estiver em J10, a macro se moverá para a célula A4. Isso raramente é o que você deseja que aconteça. Mas você pode alterar o comportamento do gravador de macro selecionando Exibir, Macros, Usar referências relativas antes de gravar a macro.

There is a Macros drop-down on the View tab. The third choice is called Use Relative References.

Se você gravar a macro MoveDownTwoCells com esta configuração ativada, a macro funcionará a partir de qualquer célula.


Cuidado

A configuração permanece ativada apenas até você fechar o Excel. Amanhã, você terá que ligá-lo novamente.

Dica

E se você realmente precisar gravar uma macro que sempre vai para a célula A4? Mesmo com as referências relativas ativadas, você pode pressionar F5 para ir para e usar a caixa de diálogo Ir para para ir para A4. O gravador de macro gravará o código que sempre saltará para A4.

Dica 2: use Ctrl + Shift + Seta para mover para o final de um conjunto de dados.

Digamos que você queira adicionar um total na parte inferior do registro da fatura de ontem. Você deseja que o total apareça na linha 9 hoje, mas amanhã, pode ser necessário estar na linha 17 ou 5, dependendo de quantas linhas de dados você possui.

Encontre uma coluna que seja 100% preenchida de forma confiável. Do topo dessa coluna, registre a ação de pressionar Ctrl + Shift + Seta para baixo . Pressione a tecla Seta para baixo mais uma vez e você saberá que está na linha onde os totais deveriam estar.

If this is a CSV file, you will always be in cell A1 when it is open. Press Ctrl+Shift+Down Arrow in the macro will get you to the last row with data today.

Dica 3: digite = SUM (E $ 2: E8) em vez de pressionar o botão AutoSoma

O gravador de macro não grava a intenção do AutoSoma. Ao pressionar AutoSoma, você obterá uma função de soma que começa na célula acima e se estende até a primeira célula não numérica. Não importa se você tem referências relativas ativadas ou desativadas; o gravador de macro codificará que você deseja somar as sete células acima da célula ativa.

Em vez de usar o ícone AutoSoma, digite uma função SUM com um único cifrão antes do número da primeira linha: = SUM (E $ 2: E8) . Use essa fórmula enquanto grava a macro, e a macro somará de forma confiável a partir da célula acima da célula ativa até a linha 2, conforme mostrado abaixo.

With numbers in E2:E8, you would normally use a formula of =SUM(E2:E8). However, if you record the macro to use =SUM(E$2:E8), the formula will work for any size data set.

Foto do título: Manuel Sardo em Unsplash.com

Conteúdo original publicado no MrExcel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *