Sem classificação, Dicas de Excel

Fórmula PROCV – Como utilizar, exemplos e alternativas

A fórmula PROCV é uma das funções mais úteis do Excel, pois permite procurar valores em uma tabela ou base de dados e retornar os resultados correspondentes. Ela é frequentemente usada para fazer consultas em bancos de dados ou para combinar dados de diferentes fontes.

Como Usar?

Para usar a fórmula PROCV, basta seguir os seguintes passos:

Primeiro, crie uma tabela com os dados que deseja pesquisar. A tabela deve conter uma coluna com os valores que serão procurados e outra coluna com os resultados correspondentes. Por exemplo, você pode ter uma tabela com nomes de produtos e seus respectivos preços.

Em uma célula fora da tabela, digite a fórmula PROCV, seguida pelos parâmetros correspondentes. O primeiro parâmetro é o valor que você deseja procurar na tabela, o segundo é a tabela em si, o terceiro é o número da coluna que contém os resultados que você deseja retornar e o quarto é o tipo de correspondência (1 = aproximada e 0 = exata – normalmente você vai usar 0). Por exemplo, se você quiser procurar o preço de um produto chamado “Caixa de som”, a fórmula poderá ser escrita da seguinte maneira:

=PROCV ( valor_procurado; intervalo_analisado; retornar_coluna; tipo_correpondência )
=PROCV ( "Caixa de som"; B2:C7; 2; 0 )

Depois de digitar a fórmula, pressione Enter para executá-la e ver o resultado. No exemplo acima, a célula exibirá o preço da caixa de som encontrada na tabela:

Notas Importantes

É importante lembrar que a fórmula PROCV é sensível a maiúsculas e minúsculas, então é necessário escrever os valores exatamente como eles aparecem na tabela.

Além disso, a fórmula só retornará o primeiro valor encontrado, então é importante garantir que a tabela não contenha valores duplicados (se você tem valores duplicados e quer somar ou fazer a média dos valores pode usar as funções SOMASE ou MÉDIASE, que executa a operação com base em um filtro).

Alternativa Mais Poderosa: ÍNDICE e CORRESP

Outro ponto importante é que a fórmula PROCV faz a busca sempre na primeira coluna do intervalo (no caso dos exemplo acima, na coluna B) e retorna valores somente em colunas à direita (o terceiro parâmetro não aceita valores negativos). Se você precisa buscar valores à esquerda (no caso do exemplo, se você quisesse buscar o departamento do produto), você pode utilizar uma composição das funções ÍNDICE e CORRESP. Você também pode usar essa composição para substituir qualquer utilização de PROCV, o que é bastante útil para busca em tabelas com muitas colunas. Veja abaixo:

= ÍNDICE ( intervalo_retorno;  CORRESP  (  valor_procurado; intervalo_busca; tipo_correpondência ) )
= ÍNDICE ( A2:A7; CORRESP ( "Caixa de som"; B2:B7; 0 ) ) 

Depois de digitar a fórmula, pressione Enter para executá-la e ver o resultado. No exemplo acima, a célula exibirá a categoria caixa de som encontrada na tabela:

Para você entender como isso funciona, é bem simples:

CORRESP: retorna o índice da célula onde está o valor procurado. Se você passa um intervalo de 10 células para a função e o valor procurado está na 7ª, por exemplo, retornará o valor 7.

ÍNDICE: faz o caminho oposto ao CORRESP. Nessa função você passa um intervalo de células e um índice e ela retorna o valor da célula do índice informado. Se você passar um intervalo com 10 células e o índice 7, a função retornará o valor da 7ª célula.

Tomando o exemplo da imagem:

CORRESP ( “Caixa de som”; B2:B7; 0 ) = 6 (pois é a 6ª célula do intervalo B2:B7)

ÍNDICE ( A2:A7; 6 ) = Som (pois é a 6ª célula do intervalo A2:A7)

Como você pode ver, embora a solução envolva duas funções (ÍNDICE e CORRESP) ela fica mais eficiente por envolver apenas os intervalos necessários (coluna de retorno e coluna de busca). Em grandes conjuntos de dados, a combinação ÍNDICE e CORRESP é mais rápida do que PROCV.

Conclusão

A fórmula PROCV é uma ferramenta muito útil para quem trabalha com bases de dados e precisa fazer consultas rápidas e precisas. Ao seguir os passos acima, você poderá facilmente usá-la em suas planilhas do Excel.

A sua alternativa, a combinação das funções ÍNDICE e CORRESP é uma solução ainda melhor pois, além de mais veloz, elimina as limitações de busca do PROCV, permitindo retorno de valores à esquerda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *